sexta-feira, 2 de abril de 2010

Êxodo 15: Chegada a Elim

Moisés, contente da vida pela graça do SENHOR, iniciou longo trauteio tirolês em sua honra.
"Obla di, obla da, o SENHOR é homem de guerra! Obla di, obla da, o SENHOR é o seu nome!
A tua destra, ó SENHOR, se tem glorificado em poder, a tua destra, ó SENHOR, tem despedaçado o inimigo! E com a grandeza da tua excelência derrubaste aos que se levantaram contra ti; enviaste o teu furor, que os consumiu como o restolho!"
Os povos o ouviram, eles estremeceram, uma dor apoderou-se dos habitantes da Filistia. Os vizinhos mais próximos acorreram às varandas e gritaram em uníssono - "Pára lá com a chiadeira, ó Moisés!"

"Dói-me os ouvidos", queixou-se um petiz à mãe, enrolado em seu colo. A matriarca retorquiu: "Diz-se tímpanos Tomás, tímpanos!", e continuou, "Se não aprendes rápido não acabas a tese nem vais às Olímpiadas da Matemática", o petiz fungou e balbuciou "Isso quer dizer que não conseguirei uma medalha e um sorriso amarelo da Ministra Isabel?"

Moisés continuou, esperançado de conseguir lugar numa audição para o novo do La Féria:
"O SENHOR reinará eterna e perpetuamente."

Depois, o visionário e o seu bando à parte saíram do Mar Vermelho e andaram três dias no deserto de Sur. Como era deserto não havia água. Apenas muita alegria e de quando a quando, um reactor nuclear iraniano.
Então chegaram a Mara, mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas e não lhes satisfaziam o desejo de requinte. Por isso chamou-se o lugar Mara. Tomara ficava logo a dois quilómetros, onde o SENHOR lhes mostrou uma árvore, que lançou nas águas e as tornou doces. "Ai, Tomara ser sempre assim" - disse Moisés desprovido de alguns neurónios por insolações graves.

Deus ali mesmo lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou. "É que é já aqui e agora! Vá, um de cada vez!!". Pensou "Sinto-me quase Calígula".
E disse mais ainda: "Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é recto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egipto; porque eu sou o SENHOR que te sara."
Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas. Resolveram fazer o que é recto diante de seus olhos e inclinar-se um bocado, através de simbólicas bricolage e jardinagem, numas indumentárias de padres dos anos 60.

Moisés no jardim; Elim, muitos muitos A.C.

Sem comentários: